Reunião do COSU em São Paulo |
O Deputado Federal Carlos Marun, que é presidente da Comissão da Câmara Federal para revisão da Lei 8666/93, que rege a contratação dos serviços de planejamento e de projeto pelo poder público.
O Instituto de Arquitetos do Brasil, que desde sua fundação em 1921 defende a realização de Concursos Públicos de Projeto, para contratação de obras públicas de relevância e de representação cultural. No momento em que o país vive uma crise econômica profunda as ações de planejamento e de projeto precisam ser consideradas, repensadas e valorizadas como antídoto as inseguranças e indefinições de orçamentos e de prazo nas suas obras.
O plano e projeto são basicamente ações que pensam antes de realizar, que fornecem informações precisas para a execução das obras, mas são também em suas etapas iniciais instrumentos que permitem a participação e o debate da relevância das intervenções e transformações pretendidas. São portanto ações que ampliam a transparência das obras e intervenções, permitindo que a sociedade consiga avaliar a adequação das decisões, que todo plano e projeto envolve. O território do país, suas cidades e o espaço construído pelo homem precisam passar a adotar essas práticas de forma a qualificar suas infraestruturas.
O momento de crise pode ser importante para repensar práticas estabelecidas no país, dando maior importância ao plano e ao projeto, construindo com mais qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário