quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Entrevista na Rede Brasil e os trens urbanos da cidade metropolitana do Rio de Janeiro

Na entrevista  na Rede Brasil nesta quarta feira dia 02 de outubro de 2013, procurei mencionar como a cidade metropolitana do Rio de Janeiro perde com a falta de investimentos na rede de trens urbanos já existentes. O declínio deste sistema de trens urbanos da cidade metropolitana do Rio de Janeiro condena amplas parcelas da população a um movimento pendular da casa para o trabalho de péssima qualidade e com uma tarifa cara, que precisa ser denunciado. O envolvimento deste problema numa cortina de fumaça técnica deve ser rejeitado de forma veemente. Os modais de alta capacidade, como os trens urbanos devem ser privilegiados.

O transporte público nas cidades metropolitanas brasileiras devem ser planejados e projetados de forma sistêmica e integrada, de tal forma que o tempo do movimento pendular diminua efetivamente, impactando de forma positiva no cotidiano da população. Parâmetros concretos devem medir a qualidade do serviço prestado, possibilitando o mapeamento da evolução de sua qualidade. Abaixo o link da entervista.

http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterrio/episodio/entrevista-com-o-arquiteto-e-diretor-do-iab-pedro-da-luz-moreira-sobre-obras