segunda-feira, 8 de junho de 2015

8 de junho aniversário do Frank Lloyd Wright

Residência do arquiteto em Oak Park, Chicago
No dia 08 de junho se comemora o aniversário de Frank Lloyd Wright um dos mais importantes arquitetos modernos, nascido nos EUA em 1867 na pequena cidade de Richland Center no estado de Wiscosin, no meio oeste americano.  Wright se firmará na profissão de arquiteto na cidade de Chicago, na qual chegou em 1877 logo após ao grande incêndio de 1871 que a destruiu, deixando 90 mil pessoas desabrigadas. Wright irá trabalhar como estagiário no escritório de Silsbee e logo após no escritório de Adler & Sulivan, arquitetos ecléticos, que realizam obras importantes e inusitadas na cidade. Adler & Sulivan realizarão o famoso Auditorium, obra única e inovadora que reunia em seu programa; um teatro de ópera, escritórios comerciais e habitação no centro da cidade de Chicago. Wright irá fazer uma síntese norte americana de conceitos presentes em arquitetos, escritores, filósofos e educadores, tais como Viollet Le Duc, Sullivan, Whitman, Ralph Waldo Emerson, Thomas Carlyle, Henri David Thoreau e John Dewey

A cidade de Chicago concentrará um importante debate ao longo do final do século XIX e início do século XX, desde a reconstrução do incêndio, envolvendo urbanismo, arquitetura e formas de ocupação do território, que desembocará na Escola de Chicago, um movimento que antecipa em muitos anos as vanguardas centro-européias que fundarão o modernismo. O movimento da Escola de Chicago culmina com o Concurso Internacional para a torre do jornal do Chicago Tribune, que mobiliza uma grande variedade de arquitetos no mundo.

Museu Guggenheim em Nova York
Wright manipulará como ninguém a noção da unicidade do projeto, onde espaço, estrutura e materialidade estão unidos de forma harmônica, pragmática e ao mesmo tempo transcendental. Ele foi desde sua primeira infância um adepto do movimento romântico anglo-saxão que reunia John Ruskin e William Morris, que proclamava a especificidade única do lugar e do projeto. Sua noção de integridade natural do organismo construído envolvia uma ordem de junção entre todo e parte, materiais e métodos, propósito e função, que só são reconhecidas quando adentramos algumas de suas obras.

O dia 8 de junho merece ser comemorado por todos que são apaixonados pela arquitetura, pela cidade e pelo projeto...