quinta-feira, 30 de julho de 2015

Reunião do Conselho Superior do IAB em São Paulo

Reunião do COSU em São Paulo
Na 148o Reunião do Conselho Superior do IAB, que se realiza em São Paulo e tem como homenageado o arquiteto Vilanova Artigas, autor do edifício da FAU-USP e do currículo dessa mesma escola discutiu-se as formas de contratação dos serviços de arquitetura.

O Deputado Federal Carlos Marun, que é presidente da Comissão da Câmara Federal para revisão da Lei 8666/93, que rege a contratação dos serviços de planejamento e de projeto pelo poder público.

O Instituto de Arquitetos do Brasil, que desde sua fundação em 1921 defende a realização de Concursos Públicos de Projeto, para contratação de obras públicas de relevância e de representação cultural. No momento em que o país vive uma crise econômica profunda as ações de planejamento e de projeto precisam ser consideradas, repensadas e valorizadas como antídoto as inseguranças e indefinições de orçamentos e de prazo nas suas obras.

O plano e projeto são basicamente ações que pensam antes de realizar, que fornecem informações precisas para a execução das obras, mas são também em suas etapas iniciais instrumentos que permitem a participação e o debate da relevância das intervenções e transformações pretendidas. São portanto ações que ampliam a transparência das obras e intervenções, permitindo que a sociedade consiga avaliar a adequação das decisões, que todo plano e projeto envolve. O território do país, suas cidades e o espaço construído pelo homem precisam passar a adotar essas práticas de forma a qualificar suas infraestruturas.

O momento de crise pode ser importante para repensar práticas estabelecidas no país, dando maior importância ao plano e ao projeto, construindo com mais qualidade.