segunda-feira, 11 de maio de 2015

Artigo de Luiz Fernando Janot no O Globo fala da espacialidade da cidade e a divisão de renda

A cidade neo liberal que começou a emergir após os anos 1980 com a ascenção de Tatcher e Reagan aos governos da Inglaterra e dos Estados Unidos, e o consequente declínio do estado de bem estar social (welfare state) acabou determinando uma espacialidade urbana cindida e segmentada entre pobres e ricos. Esse modelo contaminou o mundo todo, inclusive o Brasil. Esse é o tema do artigo do arquiteto e amigo Luiz Fernando Janot no último sábado dia 09 de maio de 2015, que convoca os governos e a sociedade para uma ação de combate a construção dos guetos de pobres e ricos. Janot, ao meu ver, aponta um passo fundamental, sem o qual a reprodução de um módus vivendi preconceituoso e excludente se manterá no seio de nossa sociedade contemporãnea;

"O primeiro passo seria acabar com as barreiras do preconceito social que permeia algumas camadas mais prósperas da nossa sociedade."
As elites brasileiras precisam se conscientizar que a cidade, com suas comodidades representadas por suas infraestruturas, tais como; calçadas, ruas, iluminação pública, esgoto, água, transporte e comodidades, etc... devem ser universalizadas em todo o seu território. Vale a pena a leitura do artigo que está na imagem abaixo.