domingo, 9 de março de 2014

Entrevista de Mujica no O Globo

A entrevista do presidente uruguaio José Pepe Mujica impressiona por afirmações simples e contundentes sobre assuntos caros as nossas democracias. Há no presidente uruguaio uma objetividade impressionante, que não tergiversa sobre assuntos como; maconha, aborto e homossexualismo. São fatos, estão no nosso entorno, não adianta empurrar para debaixo do tapete. Há também a consciência do risco que se corre, com qualquer decisão política, que se toma. Não queremos transformar o Uruguai no turismo da maconha. Enfim, palavras e atos corajosos, que deveriam ser celebrados no mundo todo.

Abaixo destaco uma parte importante de seus pensamentos, que me parece fundamental para todos envolvidos com o poder republicano.

Mais abaixo o link da entrevista completa

"As repúblicas não vieram ao mundo para estabelecer novas cortes, as repúblicas nasceram para dizer que todos somos iguais. E entre os iguais estão os governantes. Têm uma responsabilidade implícita e penso que devem viver de forma bastante similar à maneira de viver da maioria do seu povo."
 


http://oglobo.globo.com/mundo/mujica-aplicamos-um-principio-simples-reconhecer-os-fatos-11827657