terça-feira, 18 de agosto de 2015

Entrevista no RJ TV da Globo destaca a questão da mobilidade

Nessa última segunda feira, dia 17 de agosto de 2015 fui convocado para uma entrevista a respeito do Planejamento do Rio de Janeiro para os próximos cinquenta anos, quando a cidade completará quinhentos anos de fundação, para o Jornal da TV Globo denominado RJ-TV. Na entrevista abordei uma série de temas, dentre os quais foi destacado a questão da mobilidade das pessoas na cidade metropolitana do Rio de Janeiro, que deveria ter indices muito claros e objetivos de medição permitindo que a população participe da construção da melhora de sua própria vida. Um dos temas centrais contemporaneamente nas cidades de todo o mundo é a participação, que acaba construindo a verdadeira cidadania.

Dentre os assuntos que não foram ao ar destaco; a questão do planejamento a longo prazo, que precisa apresentar mecanismos de monitoramento de curto prazo para que a sociedade acompanhe os objetivos maiores. Mencionei também a questão da identificação de prioridades, que envolvem uma hierarquia dos objetivos traçados, que no meu entender deveriam envolver a mobilidade, o meio ambiente e o saneamento básico, como pontos mais importantes. E, por último abordei a questão de que a cidade do Rio de Janeiro precisa assumir o protagonismo de ser o centro mais importante no conjunto de municípios que compõe a cidade metropolitana do Rio de Janeiro, que se desenvolveu historicamente no entorno da Baía de Guanabara.

A iniciativa da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro é louvável, mas precisa ser acompanhada de estratégias que impulsionem a participação de todos na transformação das condições de sua própria vida. O planejamento nos últimos anos tendeu a ter um discurso abstrato e pouco afeito a compreensão do conjunto da sociedade, construir um plano legível e compreensível é possível, se esse se referenciar fortemente a base física da cidade concreta, e possuir índices de monitoramento baseados no cotidiano diário de sua população, como tempo de deslocamento, níveis de violência, ou de saneamento e de despoluição, dentre outros.

O link da entrevista pode ser visto abaixo.

http://globotv.globo.com/rede-globo/rjtv-2a-edicao/t/edicoes/v/prefeitura-lanca-projeto-rio-visao-500-para-planejamento-da-cidade/4400553/