sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

E, Marx tinha razão...

Interessante, como a análise feita por Marx do sistema capitalista é uma apurada interpretação dos nossos tempos contemporâneos. Algumas das tendências do sistema capitalista foram descritas por ele em meados do século XIX, e permanecem atuais e se materializando diante dos nossos olhos.



A tendência do sistema a buscar a forma monetária, o papel moeda que realiza o lucro, e acaba por desenvolver um imenso processo especulativo, onde a representação da produção (ação) se desvencilha da efetiva realidade das empresas, ganhando uma espiral especulativa, onde moeda ganha capacidade de gerar mais moeda, é um fato. A hegemonia do capital financeiro em nosso mundo contemporâneo, onde o mercado de produtos financeiros produz uma febre especulativa capaz de quebrar o sistema de financiamento de casas nos EUA no ano de 2008 é também um fato, e está entre as previsões do autor do O Capital. A fetichização de algumas mercadorias, que passam a encarnar valores muito além de seu uso efetivo, passando a simbolizar status e poder por si só, também é uma tendência da contemporaneidade. Por tudo isto o sistema tendia a uma constante instabilidade e volatilidade, que se repete em ciclos de crises que se repetem ao longo de sua história.



"...o máximo desenvolvimento da força produtiva e a máxima expansão da riqueza existente coincidirão com a depreciação do capital, a degradação do trabalhador e o mais estrito esgotamento de suas capacidades vitais. Essas contradições levam a explosões, cataclismos, crises, nas quais, pela suspensão momentânea do trabalho e a destruição de grande parte do capital, este último é violentamente reduzido até o ponto em que pode seguir empregando plenamente suas capacidades produtivas sem cometer suicídio. Contudo essas catástrofes regularmente recorrentes levam a sua repetição em uma escala mais elevada...." MARX, Karl - Grundissse - apud HARVEY, David - Os limites do Capital - Editora boitempo São Paulo 2009 pg 280



Ver abaixo o que publicou a Rolling Stones sobre o mesmo assunto...



http://www.rollingstone.com/music/news/marx-was-right-five-surprising-ways-karl-marx-predicted-2014-20140130