sábado, 18 de abril de 2015

Porque planejamento e projeto são importantes, o caso das Barcas Rio - Niterói

O terminal de Niterói não está adequado as novas barcas
Mais uma notícia vinculada na grande imprensa mostra como nossos governos tratam o planejamento e o projeto, como alguma coisa rápida e sem importância, que atrasa e adia a realização das mudanças.

As barcas compradas na China pelo governo do estado do Rio de Janeiro, para fazer a travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, na Baía de Guanabara, que ampliam a capacidade de cada viagem em setecentos passageiros, não cabem nos atracadouros existentes nas duas cidades. Tal inadequação está significando para as operações de embarque e desembarque, uma significativa ampliação do tempo de viagem.

A notícia demonstra que há uma ansiedade por realizar de forma rápida, colhendo os dividendos políticos pelas transformações implantadas, esquecendo-se de que a avaliação das complexas relações entre custos e benefícios merecem ser pré lançadas e cotejadas no papel, antes de efetivadas. As ações de planejamento e projeto não servem apenas para informar ao canteiro as diversas dimensões e quantidades envoltas em qualquer obra, mas também para que sejam levantadas diversas hipóteses de soluções e custos.

Precisamos passar a entender que realizamos e compramos melhor quando desenhamos antes de realizar. O link abaixo mostra a notícia que saiu no Estadão.

http://brasil.estadao.com.br/noticias/rio-de-janeiro,novas-barcas-para-travessia-rio-niteroi-nao-cabem-em-pier,1672095