terça-feira, 5 de setembro de 2017

Documentário sobre teatros contemporâneos na cidade do Rio de Janeiro

Capa do DVD sobre Teatros Contemporâneos na cidade do
Rio de Janeiro
A professora Evelyn Furquim Werneck Lima coordena uma pesquisa sobre espaços teatrais, que destaca a importância do plano e do projeto na adequação do objeto a seu contexto urbano, assim como a valorização da atividade teatral, e também ao reconhecimento da sua relevância na sociedade contemporânea. O teatro era considerado pelo arquiteto Aldo Rossi, como a obra de arte completa, aquela que tinha um profundo significado urbano, pois os personagens podiam ser confundidos com a tipologia dos seus cidadãos. Para mim, um dos mais emblemáticos projetos de teatro, realizado por arquitetos, foi o Teatro del Mondo para a Bienal de Arquitetura de 1979 em Veneza, realizado pelo mesmo Rossi, sobre uma barca flutuante, reproduzindo a experiência das companhias itinerantes de Commedia dell'arte, que ancoravam na cidade desde a Idade Média.

Há entre teatro e cidade uma relação peculiar, que nos faz atuar, ou desempenhar papéis específicos, em função do lugar em que estamos, uma certa personalidade imposta pelo lócus, um comportamento condicionado pela personalidade do espaço. Afinal, os moradores de São Paulo ou do Rio de Janeiro não partilham o mesmo modus vivendi, e, assim é com cada cidade, cada lugar acaba construindo uma tipologia específica de morar, e de se comportar, que pode ser encarada como a atuação de seus moradores. Essa maneira de ser condicionada pela personalidade da cidade ou do lugar acaba impondo um comportamento a todos (moradores e visitantes), que pode ser caracterizado como o Espírito do Lugar ou o Genius Loci do crítico de arquitetura Christian Norberg-Schulz.

O documentário da Professora Evelyn Furquim Werneck Lima mostra cinco teatros construídos na cidade metropolitana do Rio de Janeiro, na contemporaneidade. Dois são de Oscar Niemyer, um em Niterói, o outro em Duque de Caxias, o terceiro é do arquiteto Indio da Costa na Barra da Tijuca, o quarto é do arquiteto João Calafate, uma transformação do antigo cinema Imperator do Méier em teatro, e o último é no Jardim Botânico das arquitetas Mariana Fortes e Mariana Cailloux, que transformaram um antigo galpão no Teatro Tom Jobim. Abaixo o link do vídeo no youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=1cf-N60f6sw&feature=youtu.be