quinta-feira, 23 de julho de 2015

Encontro no IAB-RJ debate os progressos sociais do Brasil, com a ministra Teresa Campello

A Ministra Tereza Campello me entrega o livro Brasil sem
Miséria

Nessa quinta feira dia 23 de julho de 2015 foi discutido no IAB-RJ os progressos da política social do país nos últimos anos. Estiveram presentes no auditório do IAB-RJ na mesa de abertura, a ministra Tereza Campello, Chico Menezes do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicos (IBASE), e eu Pedro da Luz Moreira presidente do IAB-RJ.

Os dados apresentados pela ministra mostram a efetiva mudança do país no campo social, que apresentaram melhoras significativas. Uma das tabelas mostra que 22 milhões de pessoas superaram a extrema pobreza com o Bolsa Familia  e o programa do Governo Federal, Brasil sem miséria. Mas a Ministra também mostrou que na superação da pobreza é fundamental o acesso a serviços urbanos, como água potável, rede de esgotos, coleta de lixo, iluminação e etc... Serviços que estão nas cidades do mundo profundamente espacializados, sem ter uma distribuição homogênea no território, determinando nesse tecido valores diferenciados da terra urbana.

O que fica claro a partir dos debates de abertura do encontro, é que apesar de conquistas de renda notáveis o espaço das cidades e do país continuam sendo periféricos na política de promoção da equidade social. O que procurei destacar na minha fala foi que uma política urbana estruturada e coordenada pode representar uma significativa melhora na renda das familias frágeis economicamente. Afinal, acesso a transporte, lazer, trabalho, cultura, educação, saneamento, iluminação nas cidades brasileiras podem fazer a diferença no espaço de tempo de uma geração, fazendo com que essas familias tenham um melhor horizonte de oportunidades.