quinta-feira, 14 de junho de 2018

O arquiteto Carlos Nelson Ferreira dos Santos

Os editores Anibal Bragança e Ernandes Fernandes, mediados
pelo presidente do IAB-RJ Pedro da Luz Moreira
Recentemente foi feita uma homenagem ao arquiteto Carlos Nelson Ferreira dos Santos (1943-1989), com a nomeação do Auditório do Instituto Pereira Passos (IPP), órgão de informações da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ), com seu nome. Tal iniciativa faz uma referência a um dos mais importantes arquitetos e urbanistas do Brasil, dos anos oitenta, que reuniu uma obra teórica e projetual notável sobre a arquitetura e a cidade. Professor e ideólogo da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU-UFF) em Niterói, Carlos Nelson Ferreira dos Santos era um polemista provocador, que pensou o ofício no período pós Brasília de uma forma pouco ortodoxa e essencialmente rebelde. Em sua obra a crítica a arquitetura e urbanismo modernista, que gerou uma cidade separada por funções como trabalho, laser e moradia, com clara supremacia rodoviária, e com uma distância apolínea dos seus usuários, era uma constante. Carlos Nelson foi desses profissionais que questionavam fortemente a naturalização de alguns atributos do ofício da arquitetura e urbanismo, abrindo novas frentes de atuação, removendo inércias arraigadas.

A solenidade de batismo do auditório do IPP com o nome de Carlos Nelson dos Santos transcorreu com a participação de uma série de amigos e parceiros de trabalho, que de alguma forma desfrutaram da sua convivência. A primeira atividade foi a projeção do filme sobre o bairro do Catumbi, Quando a rua vira casa, com a presença da diretora e produtora Tete Moraes, que narrou de forma emocionada a experiência de desenvolvimento do filme. A segunda mesa de debates foi composta pelos editores da Eduff e da Casa 8, Anibal Bragança e Ernandes Fernandes, que trouxeram seu depoimentos sobre a elaboração da coletânea do livro Sementes Urbanas. A terceira mesa de debates foi composta pelas Professoras da EAU-UFF Maria Laís Pereira da Silva e Maria de Lourdes Pinto Machado Costa, que foram organizadoras do livro Sementes Urbanas, além da sócia do escritório de Carlos Nelson, Sueli de Azevedo. Todos os participantes narraram experiências e vivências memoráveis, e o presidente do IAB-RJ Pedro da Luz Moreira, que coordenou e mediou as diversas mesas lembrou que o livro A cidade como um jogo de cartas, do mesmo Carlos Nelson permanece sem uma reedição programada, e que essa seria uma importante missão a ser promovida por todos aqueles que tem um apreço pelo pensamento em arquitetura, e no urbanismo.

Ao final, as organizadoras dos textos de Carlos Nelson, Maria Laís Pereira da Silva e Maria de Lourdes Pinto Machado Costa autografaram os livros no pilotis do IPP, reforçando a contemporaneidade do autor no contexto atual das cidades brasileiras, que permanecem necessitadas de maior participação e engajamento de sua população.

A prática do ofício de Carlos Nelson envolvia sempre; experiências de urbanização de favelas, ou o esforço de dar voz a usuários diferenciados da arquitetura e do urbanismo, ou ainda a superação dos limites entre linguagem erudita e vernacular na produção do espaço construído. Seu engajamento na divulgação das lutas e reinvindicações de bairros atingidos por transformações viárias, como o Catumbi no Rio de Janeiro, ou a luta pela urbanização de favelas tiveram sempre uma presença destacada na sua vida e prática profissional. Seu pensamento sempre se ancorou na constatação, de que o espaço construído pelo homem no nosso planeta, sempre envolveu uma complexa interação entre as formas socialmente compartilhadas de produção desse espaço, e essa mesma cultura erudita compartilhada nas escolas de arquitetura. Esse pensamento procurava dar um destaque todo especial a produção alternativa da espacialidade de cada indivíduo, e, também a forma de se apropriar de forma particular desse ambiente. Apesar de uma clara contaminação do seu fazer por disciplinas como a sociologia e a antropologia, Carlos Nelson possuía um desenho sofisticado e aprimorado, límpido na sua comunicação sempre sintética, que apesar disso recusava o distanciamento apolíneo, deixando ser usado de formas variadas como uma provocação.
As suas palavras no livro Cidade como um jogo de cartas, ainda ressoam sobre a realidade brasileira, que possui uma descarada espacialidade subdividida e partida entre extratos sociais ricos e pobres, separados por uma urbanidade onde o Estado está presente, e outra, onde essa presença não existe. Essa realidade foi produzida por uma prática de mandonismo exacerbado por parte de nossas elites, que não reconhecem no conjunto da nossa população a capacidade de formular seu próprio espaço com competência e beleza. No entanto, o comprometimento com a formulação e o desejo de intervir nos espaços, típicos dos arquitetos não devem ser reprimidos ou substituídos pelas cômodas neutralidades dos diagnósticos. As hipóteses de desenho devem sempre ser testadas e aprimoradas, explicitando conflitos e acordos provisórios, que acabam por desembocar em novas práticas esclarecedoras; 

"O erro, porém, não está em materializar o desejo de intervir no espaço através de estudos preliminares que viram anteprojetos e projetos se corrigindo sucessivamente. Não é pela renuncia à responsabilidade de dar formas aos lugares, caindo nas neutralidades cômodas dos diagnósticos e dos planejamentos que só cuidam de generalidades, que iremos encontrar saídas. O que está faltando é a ida-e-vinda dos fundamentos conceituais, que geram críticas alimentadoras de conceitos revisados, habilitadores, por sua vez, de novas práticas." SANTOS 1988 página17

Enfim, não podemos abdicar de nosso método particular de abordar o real através do desenho e do projeto, que lança por aproximações sucessivas a adequação entre desejo, cultura e custos para superar realidades impostas.

BIBLIOGRAFIA:

SANTOS, Carlos Nelson Ferreira dos - A cidade como jogo de cartas - Eduff Niterói 1988