quinta-feira, 11 de julho de 2013

Debate sobre as manifestações no Brasil

Manoel Ribeiro, Cunca, Janot, Pedro da Luz, Maria Alice e Claudius Ceccon
debatem no IAB-RJ as manifestações no país
Na segunda feira dia 08 de julho de 2013 o IAB-RJ promoveu um debate sobre as manifestações que vem ocorrendo nas cidades brasileiras. Com a participação da socióloga Maria Alice Resende, do historiador Pedro Cunca Bocaiuva e dos arquitetos Manoel Ribeiro, Luiz Fernando Janot, e Claudius Ceccon, mediados por mim Pedro da Luz, o debate destacou uma certa perplexidade de todos os analistas do sentido e da direção do movimento.

Maria Alice Resende iniciou destacando que as manifestações ocorrem num momento em que o país apresenta uma forte expansão econômica e uma situação de pleno emprego. As manifestações que ocuparam o espaço público das cidades brasileiras representaram um imenso basta a corrupção, aos desmandos dos governantes e a falta de qualidade no transporte público. A socióloga ainda destacou a necessidade de aprofundar a transparência, avançando num esforço de democratizar a nossa democracia.

Cunca seguiu afirmando de forma polêmica e provocativa que nossas megacidades são intensas e dinâmicas, dotadas de uma energia promotora de solidariedades. O historiador também buscou qualificar nossas cidades como espaços que não se restringem a ser centros de negócios, pautados por uma agenda de atração de capitais e consumismo generalizado, mas locais onde se desnaturaliza as práticas do poder, onde emerge o direito à desobediência. Muito além do populismo de Lula ou as tecnicalidades de Dilma o espaço urbano é ressimbolizado pela sua ocupação como desejo de mudança, de questionamento e da construção da utopia.

Depois o arquiteto Manoel Ribeiro destacou a presença das redes sociais, a ausência de lideranças e hierarquias nas manifestações, pontuando que o nosso tempo possui grande volatilidade e está dominado pela hegemonia do capital financeiro. Manoel também destacou a absoluta centralidade do papel do projeto, instrumento fundamental no ofício arquitetônico, e, na promoção de maior transparência para as obras públicas.

Janot iniciou sua fala destacando os tempos incertos que atravessamos, localizando a profissão da arquitetura entre dois extremos antagônico e paradoxais; a arrogância e a humildade ou a prepotência e a impotência. O arquiteto também destacou o declínio e esvaziamento das instâncias de planejamento promovido pelo poder instituído no Rio de Janeiro, que cada vez mais delega as grandes empreiteiras o desenho e a gestão de nossas cidades.

Por último, o arquiteto e cartunista Claudius Ceccon destacou a particularidade do momento vivido pelo país, que conseguiu pautar e moldar a grande mídia, ocupando o espaço das nossas cidades e ampliando o controle sobre nossos governantes. O cartunista apresentou também uma série de charges, que falam mais que mil palavras...

Uma das brilhantes charges do Claudius Ceccon

Charges do Claudius sobre as manifestações

Uma das charges do brilhante cartunista Claudius apresentadas no Debate sobre as Manifestações no Brasil, na segunda feira dia 08 de julho no IAB-RJ, numa noite com participações instigantes. Há em todas as partes uma vontade de entender, o que está acontecendo com o país, realmente neste ponto uma imagem fala e vale mais que mil palavras...

Entrevista no Globo + sobre o Porto do Rio de Janeiro

Prezados, entrevista minha junto com outros atores no jornal O Globo, sobre o Porto do Rio de Janeiro e sua tendência a se tornar uma área de uso exclusivo de torres de escritórios. Importante ressaltar que a cidade que deveriamos estar perseguindo deveria ter múltiplos usos e a convivência de diferentes extratos sociais.



O Globo online - Falta de prédios residenciais gera preocupação na Zona Portuária

O Globo online - Falta de prédios residenciais gera preocupação na Zona Portuária


https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=621c759543&view=att&th=13fcfc41712c37c1&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_hj0i4bc70&safe=1&zw&saduie=AG9B_P8Yq6oY-5jmNYm40S56IlxN&sadet=1373583687508&sads=d86d5CD_GW_qEEgRh7Wp2BJEHrY