sexta-feira, 8 de julho de 2016

Debate sobre a cidade metropolitana do Rio de Janeiro na ALERJ

Na última quarta feira dia 06 de julho de 2016, estive na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) para debater sobre a governança da cidade metropolitana carioca, na questão da instituição da Câmara Metropolitana. Compuseram a mesa do debate na ALERJ, o diretor executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro, o Procurador do Estado Rodrigo Mascarenhas, o presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira, o presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes Neto, o coordenador executivo da Casa Fluminense, Henrique Silveira, e os representantes do Clube de Engenharia e da Associação Comercial, Márcio Fortes e Paulo Protásio, respectivamente. 

Na minha fala procurei destacar a importância de se construir a noção de cidadania metropolitana, uma ideia de pertencimento a uma federação de cidades e de identidades, que desfrutam e compartilham um sítio comum. Nesse sentido, destaquei que alguns elementos nessa paisagem devem ter um carinho especial, pois são eles que constroem essa noção de pertencimento a uma cidade metropolitana; a Baía de Guanabara e os Ramais de Trens Suburbanos da cidade. São esses elementos, que constroem a vivência metropolitana, e portanto a noção de pertencer a uma determinada cidadania. Despoluir a Baía de Guanabara, dando-lhe balneabilidade, e colocar os ramais de trens urbanos para funcionar, seriam um sinal de que o desenvolvimento territorial pretende gerar benefícios para todos, produzindo uma importante noção de equidade para o conjunto da população.

Abaixo os links dos vídeos da Audiência Pública integral e mais abaixo uma matéria produzida pela TV ALERJ para o evento, vale a pena ver os vídeos.

https://www.youtube.com/watch?v=HQBr8lD5gVg

https://www.youtube.com/watch?v=jy-X7ghSN9M