terça-feira, 28 de julho de 2015

Violência e o programa Minha Casa, Minha Vida

O condomínio clube em Guadalupe do MC,MV na Zona Oeste
do Rio de Janeiro
A entrevista minha ao Bom Dia Brasil, que foi ao ar nessa terça feira dia 28 de julho, sobre as complexas relações entre violência e o modelo de condomínio clube adotado pelo Programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida em Guadalupe acabaram muito simplificadas pelo tempo que foi editada.

Na íntegra da entrevista que dei ao repórter argumentei, que esses empreendimentos para faixas de baixa renda deveriam estar se realizando nas áreas centrais das cidades brasileiras, e não nas periferias distantes. Eles também deveriam ter um desenho que promovesse a continuidade com a cidade existente, agregando comércio, variação de tipologias, de forma a integrá-los no tecido urbano. Meu argumento envolvia a idéia de que essa população precarizada economicamente deveria ser instalada nos centros mais densos e consolidados, uma vez que é nesses locais que se concentram as oportunidades de emprego, educação, cultura, lazer e etc...

Além disso a expansão da mancha urbana, que esse processo vem determinando na cidade brasileira inviabiliza a universalização das infraestruturas urbanas, pois o território a ser atendido está em constante ampliação. O domínio desses territórios por milícias e bandidos só pode ser combatido pela presença da urbanidade, um contínuo ambiental presente na experiência urbana onde há forte densidade e centralidade.

A política urbana dos governos no Brasil ainda não atentou, que essa constante expansão da mancha urbana penaliza fortemente o próprio poder público, que é o responsável por promover a implantação das infraestruturas. Há uma excessiva fragmentação nas ações governamentais, que continuam acreditando que o problema da habitação de baixa renda pode ser resolvido apenas de forma quantitativa, sem a produção de uma cidade qualificada.

Abaixo o link da entrevista

http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/v/minha-casa-minha-vida-vai-exigir-estudo-sobre-seguranca-em-locais-de-condominios/4351677/