terça-feira, 3 de março de 2015

Baía de Guanabara um cenário nada banal, que precisa ser valorizado

Monumento Estácio de Sá
A Baía de Guanabara é um cenário emblemático e único, que a cidade metropolitana do Rio de Janeiro possui e precisa voltar a se reaproximar de forma positiva, valorizando toda a sua orla. A Globo News gravou entrevista comigo e com o presidente do IAB Nacional Sérgio Magalhães sobre os 450 anos da cidade em frente ao monumento a Estácio de Sá no aterro do Flamengo, obra do arquiteto Lucio Costa. Nessa entrevista procurei sublinhar a importância da Baía de Guanabara, como fato geográfico que justificou a fundação da cidade, uma vez que se trata de uma fortaleza natural na costa brasileira. A entrada da Baía é na verdade um canal com cerca de apenas 150 metros de largura, que permite o acesso a um vasto território. Essas características fizeram do Rio de Janeiro, o principal porto de envio para a coroa das riquezas provenientes das Minas Gerais, fazendo com que Portugal transferisse a capital da colônia de Salvador para a cidade, já no século XVIII.

O Rio de Janeiro passa a ser então um ponto importante para a coroa portuguesa no controle do Atlântico Sul, tanto que em 1808 a familia imperial portuguesa se transfere para a cidade com a invasão napoleônica de Lisboa. Tal acontecimento determina um fato algo inusitado no colonialismo europeu, a transformação de uma capital de colônia, numa capital do reino ultramarinho de Portugal, como a sede de uma corte. Essa condição de capitalidade determinará muito do espírito cosmopolita e aberto da cidade, com relação a outras partes do Brasil até os dias de hoje. A partir da década de quarenta do século XX, a cidade se estende em direção as praias oceânicas de Copacabana e Ipanema.

A retomada da orla da baía de Guanabara como frente marítima, produtora de amenidades e espaços públicos notáveis como o aterro do Flamengo ou a Zona Portuária pode significar um importante reequilíbrio para a cidade metropolitana do Rio de Janeiro.

Os links das duas entrevistas dadas a Globo News estão abaixo...

http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/t/todos-os-videos/v/monumento-no-aterro-do-flamengo-homenageia-fundador-do-rio/4001773/

http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/t/todos-os-videos/v/cidade-e-bela-mas-precisa-de-cuidados-dizem-urbanistas-sobre-o-rio/4001863/