“Ações como essa demonstram o
total descaso do país com as ações de planejamento. No Brasil, pensa-se que diminuindo o tempo de planejamento e projeto vai
conseguir acelerar a obra, mas é justamente o contrário”
Na minha fala, aponto que ocorre exatamente o contrário, pouco tempo dedicado ao plano e projeto acabam determinando obras, onde inevitavelmente irão acontecer surpresas e imprevistos, fazendo com que sejam necessários aditivos de prazos e de preços. Nossa história recente está qualhada dessas experiências, onde o poder público inicia obras sem que tenham sido desenvolvidos os planejamentos e projetos adequados, determinando surpresas no orçamento e no prazo. Apenas na cidade do Rio de Janeiro tivemos recentemente; a reforma do Maracanã, a linha4 do Metrô, a ciclovia Leblon/São Conrado, dentre outras que apresentaram surpresas.
O desenvolvimento de uma cultura de respeito pelas fases de plano e projeto deve ter o engajamento de todos; governos, empresas e sociedade civil, de forma a garantir que nossas obras tenham maior grau de aprovação pelo conjunto do país. É importante pensar antes de executar.
O link para ouvir a entrevista pode ser acessado abaixo;
http://www.iab.org.br/noticias/pedro-da-luz-critica-proposta-de-extincao-do-licenciamento-ambiental
Nenhum comentário:
Postar um comentário