Hotel Glória, da murada da Glória |
Na história do turismo carioca, o Hotel Glória registra uma mudança na pauta principal dos interesses de nossos visitantes, inaugurado em 15 de agosto de 1922, para a Exposição Internacional de comemoração dos cem anos da independência do país, a construção se posiciona na frente marítima da cidade. Ao se aproximar da frente marítima, registra-se uma mudança no tema focal do turismo na cidade, que abandona a floresta tropical para a balneabilidade do mar. Durante grande parte do século XIX e inicio do século XX a cidade é procurada pela exuberância em seu sítio da sua floresta tropical - a rain forest - , que pode ser comprovada pela presença recorrente da rede hoteleira construída até então, que se localiza de forma preferencial na própria floresta (Hotel das Paineiras), ou em bairros em suas adjacências, como no Alto da Tijuca, ou ainda em Santa Teresa.
Outro aspecto notável do Hotel Glória é sua inserção urbana e sua proximidade ao centro do poder republicano, localizado no Palácio do Catete, sede do poder executivo nacional, na então capital federal. Essa proximidade determinou a presença recorrente em seus quartos de figuras ilustres de nossa história republicana, que se aproximavam do poder central por diferentes motivos e interesses. Havia no lobby do antigo Hotel Glória uma sucessão memorável de figuras internacionais e nacionais, que visitaram a então capital federal da república para estabelecer contactos com o poder central do país.
Impressionante como a cidade do Rio de Janeiro perde oportunidades...A baixo o link da matéria.
http://noticias.band.uol.com.br/jornaldorio/video/2016/03/01/15784979/hotel-gloria-vira-grande-foco-de-aedes-aegypti.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário