sexta-feira, 24 de julho de 2015

Debate sobre Acessibilidade e Mobilidade no IAB-RJ

A mesa do IAB-RJ, Alexandre Pessoa, Pedro da Luz e Luiza
Na segunda feira dia 20 de julho de 2015 foi realizado no auditório do IAB-RJ um debate de um tema fundamental para as cidades brasileiras, com a participação dos arquitetos Luiza Bogossian e Alexandre Pessoa, e minha Pedro da Luz Moreira presidente do IAB-RJ, como mediador. O debate versou sobre a acessibilidade e mobilidade nas cidades brasileiras, apresentando o projeto da arquiteta Luiza Bogossian, que propõe uma rede de Veículos Leve sobre Trilhos (VLT) na Zona Sul carioca, e a apresentação do arquiteto Alexandre Pessoa, que defende a idéia de padronização das calçadas cariocas.

A arquiteta Luiza Bogossian apresentou seu projeto, tema de sua dissertação de mestrado no Programa PROURB da FAU-UFRJ, que versava sobre uma hipótese de projeto para implantação de uma refe de VLTs na Zona Sul da cidade. O argumento se baseava em que a interface entre cidade e VLTs é muito mais amigável, do que entre cidade e ônibus, garantindo tanto para pedestres, quanto para moradores dos primeiros andares um maior conforto.

O arquiteto Alexandre Pessoa apresentou uma série de experiências em diversas cidades, tais como Nova York, Londres, Buenos Aires e Bogotá, que desenvolveram um padrão de conservação e manutenção das calçadas. Como a responsabilidade pela manutenção das calçadas no Rio de Janeiro é dos proprietários dos lotes adjacentes, Alexandre considera fundamental o desenvolvimento de um padrão de acabamento por área ou bairro.

A idéia de que as calçadas são uma infraestrutura fundamental de nossas cidades, com importância semelhante ao do asfaltamento das ruas, iluminação pública, arborização, e outras foi reafirmado em vários momentos do encontro. Tal fato é reforçado pelo fato de que 30% das pessoas que se movimentam pendularmente entre casa/trabalho e casa/escola na cidade metropolitana do Rio de Janeiro, o fazem de forma não mecânica, isto é; a pé ou de bicicleta. Portanto a calçada é uma infraestrutura fundamental no contexto de nossas cidades, pois garantir um caminhar seguro nas calçadas, travessias, e articulação entre modais de transporte é muito importante para a economia da cidade.

O link abaixo mostra uma entrevista minha a rádio Estadão sobre as calçadas...

http://radio.estadao.com.br/audios/detalhe/radio-estadao,instituto-de-arquitetos-do-brasil-discute-situacao-das-calcadas-do-rio,423484

Nenhum comentário:

Postar um comentário