Follow by Email

terça-feira, 30 de junho de 2015

O Filme sobre as calçadas portuguesas destaca o trabalho de Burle Marx na Av. Atlântica

O debate - Tatuagens Urbanas - sobre as calçadas das cidades brasileiras e portuguesas foi muito interessante no Museu Histórico Nacional na semana passada, ele foi antecedido pelo trailer do filme de Marcos Antonio Pereira, Caminho das Pedras.

Um filme importante, principalmente pelo reconhecimento do grande artista, arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx, que no calçadão de Copacabana criou uma das obras mais inusitadas. O conjunto de composições e motivos presentes no calçadão da Avenida Atlântica se constitui numa obra de arte maravilhosa, percebida de vários distanciamentos e escalas.

É uma pena, que poucos restaurantes, comerciantes, moradores e usuários reconheçam o caráter nada banal dessa obra e tenham consciência do seu valor inestimável para a cidade do Rio de Janeiro, e mesmo para o Brasil. Muitos ocupam de forma predatória o calçadão, escondendo composições únicas e particulares.

O grande mérito do filme é lançar um olhar sobre essa reutilização ímpar de uma tradição portuguesa de calçamento, que Burle Marx consegue atingir em Copacabana.

Vale a pena conferir o trailer do filme...

https://m.youtube.com/watch?v=s2W16f_nyqw

Nenhum comentário:

Postar um comentário