Follow by Email

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Resultado do Concurso de Projetos da Biblioteca Nacional no IAB-RJ

Dia do anúncio da vitória pelo arquiteto Hector Viglieca
Na última quarta feira dia 02 de dezembro foi entregue o prêmio do Concurso de Projetos para o acervo de periódicos da Biblioteca Nacional, localizado na zona Portuária do Rio de Janeiro. O projeto vencedor foi do arquiteto uruguaio Hector Viglieca de 72 anos radicado em São Paulo.

Na ocasião o arquiteto mostrou seu projeto vencedor e emocionou a platéia presente no IAB-RJ. A exposição de Viglieca enfatizou a inserção pública da edificação, que se implanta no novo boulevard da zona portuária da Rua Rodrigues Alves com uma grande generosidade urbana, articulando com sabedoria acesso e espaço público.

O arquiteto Hector Viglieca a presenta seu projeto no IAB-RJ
A edificação será um exemplo da complexa articulação existente entre espaço urbano e arquitetônico, as animações previstas e presentes nas duas categorias se auto sustentam.  A frente da Baía de Guanabara com a retirada do viaduto da Perimetral terá uma nova visibilidade, que deve ser franqueada ao público.

A Biblioteca Nacional é um marco da nossa cultura, que figura como um dos acervos mais importantes do mundo, ao promover o concurso de projetos de arquitetura essa instituição também reconheceu o valor simbólico e cultural de sua edificação.

Sem dúvida um marco importante na cultura de fazer cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário