Residência na esquina da Av. Brasil com Rua da Paraíba |
"Centro geográfico de Minas, Belo Horizonte condensa a vida econômica, política e social do Estado. Entre menina e moça, caracteriza-se pela modernidade de suas linhas e relevos. Com efeito delineada há quarenta e cinco anos, à beira do sertão virgem, é tão nova que ainda se lhe percebe o cheiro da terra lavrada de pouco. Mas já exubera em realizações: grande cidade povoada de cerca de duzentos e cinquenta mil habitantes, agita-se, produz, estuda, diverte-se, amplia-se e prospera.
Obra de audácia e tenacidade, Belo Horizonte assenta-se no domínio do homem sobre a natureza, que a emoldura de híspidas montanhas de ferro. Os elementos essenciais, de que já dispõe a fartar a cidade azul e verde, foram acumulados e disciplinados pela energia de suas administrações, e não representam uma dádiva fácil das circunstâncias naturais."
Residência Rua da Paraíba |
Residência esquina Av. Brasil com Afonso Pena |
Em Belo Horizonte há um patrimônio construído Art Decô notável que se enquadra nessa sensibilidade, e que ainda não tem seu valor reconhecido. Há na cidade edificações nominadas como as de Rafaelo Berti, como o Minas Tênis Clube, ou a Santa Casa de Misericórdia, ou a Prefeitura de BH, ou o Palácio Episcopal dentre outras. Portanto, o Art Decô já foi também a expressão eleita pelo poder na cidade, no entanto hoje há uma clara predominância nas preocupações de conservação da cidade, que não comtemplam essa sensibilidade.
Num passeio despretensioso pelo bairro dos Funcionários, no entorno da Praça da Liberdade e da Praça Tiradentes identifiquei vários exemplares notáveis dessa sensibilidade, que me parecem não desfrutam das preocupações merecidas dos órgãos de preservação e conservação. Grande parte do contínuo construído dessa sensibilidade já foi destruído, sobrando apenas objetos isolados, que mesmo sem determinar uma continuidade merecem ser preservados. Esses objetos ainda preservam o mérito de garantir uma escala notável para as ruas e avenidas onde se localizam, além de se constituir num acervo construído não nominado, mas que apresenta grande qualidade. O que me parece importante destacar nessa arquitetura é sua compreensão do traçado de BH, sua capacidade de exploração do lote onde se assenta, mas também seu diálogo com a quadra e o logradouro na cidade. Há portanto, a presença daquilo que Aldo Rossi sintetizou como fato urbano definido, "um acontecimento e uma arquitetura que resumem a cidade", como tais possuem a capacidade de sintetizar tanto a história, quanto a idéia da cidade.
A preservação desse patrimônio é fundamental para a cidade de BH, pois nele está concentrado aquela idéia, da "menina moça que se caracteriza pela modernidade de suas linhas e relevos", expressada por Juscelino. Um tempo já moderno, onde os elementos primários do plano de Aarão Reis geraram fatos urbanos ou simplesmente arquitetura capazes de sintetizar a cidade como um todo, em sua essência. BH já nasceu moderna e como tal já possui um afã pelas realizações da prosperidade, mas essas precisam passar a ser melhor qualificadas, precisam passar a se preocupar com a materialidade concreta da sua própria construção.
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