sábado, 29 de junho de 2013

Da série casas para uma familia: Casa urbana em terreno plano (casa pátio)

Mais um exemplar da série de casas para uma familia, da qual esta é a terceira publicada, com o mesmo programa, isto é os mesmos compartimentos. Agora num terreno diferente da primeira e segunda casas, ainda urbano mas plano, sem qualquer aclive ou declive.  A idéia desta série de casas, que pretendo publicar neste blog exorciza algumas hipóteses que convivem comigo há muito tempo, assim como escreveu Lucio Costa no memorial para a cidade de Brasilia; "apenas me desvencilho de uma solução possível, que não foi procurada, mas surgiu..."


A casa em pátio é um arquétipo das culturas de clima mais quente. Ela é recorrente na cidade clássica mediterrânea, e permanece como uma solução extremamente potente nos dias atuais. Como disse o filósofo BACHELARD  " a casa em pátio aprisiona para a familia um pedaço do céu...", que passa a ficar enquadrado pelas paredes do pátio. No caso desenhado, a casa além de disposta em torno de um pátio, assume com relação a rua a postura de um muro limitador que separa o mundo público da cidade, do mundo da privacidade e intimidade da familia..

Existe nesta solução de casa uma forte vertente estática, contraposta ao dinamismo das outras duas soluções, como se o mundo do pátio representasse aquele micro universo tão particular de cada familia. No centro do pátio, seguindo uma tradição que me parece árabe há uma fonte de água, que ajuda na climatização e reserva um ruído especial, que reverbera para a familia...


Um comentário: