O Conjunto habitacional no antigo terreno do Presídio Frei Caneca |
O que gera arquitetura feia?
Ou melhor, o que
faz a arquitetura inadequada diante de determinados contextos? Certamente um
dos itens mais recorrentes nesta avaliação é a ausência de uma generosidade
urbana, isto é, edifícios que não compreendem as complexidades da cidade e se
posicionam de forma autista e alheia ao entorno urbano.
Edifícios que não
compreendem que a fruição do espaço pelo ser humano não sofre descontinuidade
entre interior e exterior, mas que representa uma só continuidade. O crítico italiano
Bruno Zevi escreveu que há na obra de arquitetura um inevitável caráter
impositivo. Diferentemente de outros campos da arte, a obra arquitetônica
impunha sua presença de forma autoritária e inexorável. Usuários variados
podiam não assistir a uma peça de teatro, ou a um filme, ou se recusar a
comprar um determinado livro ou obra literária, ou ainda não ir a uma exposição
de um artista. Mas com a arquitetura estas opções não existiam, pois sua
presença se impunha à paisagem urbana.
A saída inevitável para tal dilema é a ampliação da
discussão da adequação de determinadas obras aos seus contextos específicos. A
cultura do projeto, que se antecede, simulando os efeitos, benefícios e
impactos das novas obras é algo inevitável, que certamente nos defende de
muitos desastres anunciados. O desenvolvimento de técnicas de apresentação
virtual de projetos, a confecção de maquetes físicas em várias escalas, o
confronto de diversas hipóteses de implantação e desenvolvimento são certamente
antídotos para a arquitetura feia.
O duomo de Florença projetado por Bruneleschi |
Recentemente li que Bruneleschi, autor da
cúpula de Santa Maria Del Fiori na cidade de Florença, apresentou no concurso
em questão uma maquete que descrevia sua solução, mostrando a Comissão da Ópera
sua concepção em detalhe. Esta antevisão e debate aprofundado sobre as
complexas relações de custo e benefício que toda obra envolve são certamente um
antídoto à arquitetura feia. O projeto é certamente um instrumento poderoso
para ampliação da efetiva democracia neste campo, e esta não é garantia de
acerto, mas da diminuição dos riscos de se produzir uma arquitetura feia
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